terça-feira, 26 de agosto de 2014

Frango assado no forno 

Quis fazer um frango assado no forno que me fizesse lembrar o frango da minha avó Isabel. Se fechar os olhos revejo-me na cozinha da minha avó, uma cozinha modesta de agricultor, de uma aldeia da beira interior. Uma chaminé grande, que ocupava quase toda a cozinha, debaixo da qual se colocava o fogão a lenha onde se produzia a magia da minha avó. 
A avó Isabel foi uma cozinheira de mão cheia, de casamentos e baptizados, cujos banquetes se faziam na casa da noiva, para uma centena de convidados espalhados no pátio  recoberto de mato que o pai da noiva tinha ido roçar no pinhal mais próximo, ainda o sol não tinha  raiado. 
Nos fins -de -semana em que a visitávamos a cozinha enchia -se com uma mistura de  cheiro a frango assado e a lenha a queimada , que a avó fazia de uma forma descuidada, rápida, e colocava naquele forno de lenha. Se fechar um pouco mais os olhos, sinto na boca a pele estaladiça e o desfazer das batatas assadas que o acompanhavam. Sei que não voltarei a saborear tal manjar, por mais que tente. 
A cozinha é uma combinação de fatores, e não depende apenas do cumprir de uma receita que alguém escrevinhou num pedaço de papel. A magia das mãos da  avó Isabel já não se pode repetir, apenas recordar nos cheiros e sabores guardados em mim.
Claro, não reproduzi o frango das minhas delícias, utilizei alguns dos ingredientes de que me recordo, ficou próximo mas....

E assim lembrei a avó Isabel, um beijinho grande para ti avó.

1 frango do campo
batatas
vinho branco
colorau (pimentão doce)
mistura para aves 
caldo Knorr de galinha
sal
alecrim fresco
dentes de alho
azeite
limão

fiz uma pasta com 5 dentes de alho, metade de um caldo Knorr, sal e a mistura de pimentas para aves, o colorau e azeite (esmaguei tudo num almofariz). Coloquei um limão, picado com um garfo, dentro do frango e um ramo de alecrim. Barrei muito bem todo o frango com a pasta formada. Em torno do frango coloquei batatas descascadas, sobre as quais coloquei dentes de alhos picados, colorau, alecrim picado e azeite, finalmente reguei tudo com vinho branco e levei ao forno a assar, claro que sem forno de lenha tudo muda de figura.