Bolinhos de arroz e queijo
Quando o Francisco Maria faz arroz é quase para um regimento. Então este rende, e rende, e rende...
Dá para um cem número de refeições que eu possa imaginar, e eu sou inventiva. Depois de três ou quatro refeições com o dito cujo arroz, ainda havia arroz no fundo da panela, e cá em casa tudo se recicla, decidi fazer estes bolos de arroz algo entre a receita original da minha mãe, que me faz sempre lembrar a minha infância, e algo que me lembro de ver na minha colecção de revista culinárias.
Cá vai, sem ingredientes porque os fui juntando ao arroz à medida que me fui lembrando...
A cerca de 300 g de arroz adicionar uma cebola picada e um ramo generoso de salsa, também picado, dois ovos, sal, pimenta, cravinho em pó e noz moscada ralada. Misturar bem e ir adicionando farinha até que possamos moldar pequenas bolinhas para fritar. Como inicialmente adicionei farinha a mais tive que tornar a massa moldável adicionando um pouco de leite.
Fazer bolinhas e colocar no meio de cada uma um quadradinho de queijo mozarrela e de fiambre, envolve-los bem com a mistura de arroz.
Passar as bolinhas por farinha de milho e fritá-las em óleo abundante.
Servir com uma boa salada:
folhas de alface, beterraba cortada em rodelas finas; tomates cheri; pepino cortado em rodelas finas; kiwi cortado em quartos, crotons e queijo cheedar, misturar bem a mistura e temperar a gosto.