domingo, 28 de junho de 2015

Peixe gratinado


Nos tempos que correm nada se pode deitar para o lixo. A palavra de ordem é sempre ... RECICLAR. Guardei um resto de peixe grelhado e as sobras de peixe cozido de um jantar, juntei-as todas e adaptei uma receita que encontrei na revista "Cozinha Económica - nº 55" da Teleculinária Especial e resultou um ótimo aproveitamento para as nossas sobras de peixe. Claro que as quantidades dos ingredientes não sei, foi tudo a "olho" pensado nas cinco pessoas que existem cá em casa.


Cozer as batatas em rodelas grossas juntamente com os ovos. Enquanto cozem lascar o peixe e retirar todas as espinhas. 
Num tacho colocar cebolas cortadas em meias luas e os alhos picadinhos, juntar uma folha de louro, refogar até a cebola estar macia. Adicionar o peixe e as delicias do mar cortadas em rodelas, ratificar os temperos e adicionar um pouco de pimenta moída na altura bem como coentros picadinhos e regar com um pouco de sumo de limão. Adicionar a esta mistura um ovo cozido picadinho. 
Num tabuleiro que possa ir ao forno, colocar as batatas no fundo a mistura de peixe e os ovos às rodelas por cima dela. Cobrir a mistura com molho bechamel e colocar por cima pão ralado e sementes de sésamo levar ao forno para gratinar. Servir com uma boa salada de alface.


Creme bechamel

Para o creme  bechamel utilizo a receita que encontrei no livro "O pequeno tesouro das cozinheiras":

Ingredientes: 4 dl de leite morno; 3 c(sopa) cheias de farinha, 1c(sopoa) de margarina sal e pimenta a gosto


Põe-se a margarina a derreter ao lume num tacho, deita-se- lhe a farinha toda de uma só vez e mexe-se rapidamente ao mesmo tempo que se incorpora pouco a pouco o leite, batendo o creme com força para não encaroçar. Tempera-se de sal e pimenta, adiciona-se uma colher de sobremesa de mostarda e o sumo de um limão.

Nota: se quisermos um molho mais liquido, ou seja, molho e não creme, altera-se a quantidade de leite para 6 dl em vez dos 4 utilizados no creme, e procede-se da mesma forma.


domingo, 21 de junho de 2015

Sobremesa de queijo e chocolate

Hoje é aquele dia do ano em que o meu irmão me vem visitar e, em sua honra e, claro da minha cunhada e dos meus sobrinhos, uma sobremesa que encontrei na Teleculinária nº 1791 com algumas, pequenas, alterações.

Ingredientes: 

250 g de queijo mascarpone; 250g de fromage fráche (Intermarché); 125 g de chocolate para culinária; duas colheres de açúcar amarelo; cereais de arroz tufado de chocolate; 200 ml de natas.

Bater as natas para chantily, adicionar os queijos, o açúcar e a raspa de um limão, bater até obter um creme homogéneo. Dividir o creme de queijo em dois e a uma das metades adicionar o chocolate derretido no micro - ondas com um pouco de leite. 
Em taças de sobremesa alternar camadas de creme branco, cereais e creme de chocolate. Decorar com uma cereja sem caroço e mais um pouco de cereais. Levar ao frigorífico e servir bem fresco.

Foi a cereja no topo do bolo.


sábado, 13 de junho de 2015

Gratinado de atum e legumes


A Mafaldinha diz que está em dieta, o gratinado de atum tinha de ter legumes, claro. Tive que alterar a receita tradicional cá de casa e introduzir legumes.
A fotografia foi um trabalho de equipa:

Empratamento: Mafalda 

Fotografia: Marta

A receita:

Fazer o molho bechamel: colocar 1 colher de sopa de manteiga num tacho ao lume, quando estiver derretida adicionar, for do lume, de uma só vez, três colheres de sopa de farinha e adicionar lentamente 6 mL de leite, voltar ao lume até engrossar, mexendo sempre. Já fora do lume adicionar sumo de meio limão, polpa de tomate qb, sal e pimenta.

Refogado de legumes: picar uma cebola e dois dentes de alho, adicionar um pouco de óleo e refogar, adicionar uma cenoura, grande ralada, metade de uma courgete também ralada e 1/4 de couve branca cortada em tiras finas, deixar refogar até os legumes cozerem.

Cozer a massa, uma massa curta, eu aproveitei uns restos  que tinha em casa.

Depois da massa cozida e escorrida, juntar o molho bechamel, o refogado de legumes e 4 latas de atum. colocar num tabuleiro que possa ir ao forno e cobrir com uma boa camada de queijo mozarella. Ir ao forno a gratinar.

Servir com uma salada de alface, tomates cheri, maçã e sementes de papoila. Temperar com sumo de limão, vinagre balsâmico e azeite.

Bom apetite, cá em casa, de zero a cinco foi atibuida classificação de 4,5.

Strogonoff de frango

Esta é uma adaptação de uma receita de faço há muito, hoje decidi incorporar uns quantos elementos novos.

Ingredientes

preparado de frango para strogonoff (lidl)

1 cebola grande
2 dentes de alho
molho inglês qb
polpa de tomate qb
1 pacote de natas de soja para culinária
vinho branco qb
mistura de ervas 
pimenta
sal

Cortar a cebola em rodelas finas e picar o alho, juntar o frango e deixar corar. Adicionar a polap de tomate e o molho inglês, o sal a pimenta, uma folha de louro, dois cravinhos e a mistura de ervas a gosto, deixar apurar um pouco e adicionar o vinho. Deixar apurar em lume bando, sem que o frango coza demais e se desfaça. Por fim adicionar as natas e deixar ferver mais dois a três minutos até o molho engrossar um pouco. Eu servi com puré de batata, o preferido da minha filha mais nova.