Peixe gratinado
Nos tempos que correm nada se pode deitar para o lixo. A palavra de ordem é sempre ... RECICLAR. Guardei um resto de peixe grelhado e as sobras de peixe cozido de um jantar, juntei-as todas e adaptei uma receita que encontrei na revista "Cozinha Económica - nº 55" da Teleculinária Especial e resultou um ótimo aproveitamento para as nossas sobras de peixe. Claro que as quantidades dos ingredientes não sei, foi tudo a "olho" pensado nas cinco pessoas que existem cá em casa.
Cozer as batatas em rodelas grossas juntamente com os ovos. Enquanto cozem lascar o peixe e retirar todas as espinhas.
Num tacho colocar cebolas cortadas em meias luas e os alhos picadinhos, juntar uma folha de louro, refogar até a cebola estar macia. Adicionar o peixe e as delicias do mar cortadas em rodelas, ratificar os temperos e adicionar um pouco de pimenta moída na altura bem como coentros picadinhos e regar com um pouco de sumo de limão. Adicionar a esta mistura um ovo cozido picadinho.
Num tabuleiro que possa ir ao forno, colocar as batatas no fundo a mistura de peixe e os ovos às rodelas por cima dela. Cobrir a mistura com molho bechamel e colocar por cima pão ralado e sementes de sésamo levar ao forno para gratinar. Servir com uma boa salada de alface.
Creme bechamel
Para o creme bechamel utilizo a receita que encontrei no livro "O pequeno tesouro das cozinheiras":Ingredientes: 4 dl de leite morno; 3 c(sopa) cheias de farinha, 1c(sopoa) de margarina sal e pimenta a gosto
Põe-se a margarina a derreter ao lume num tacho, deita-se- lhe a farinha toda de uma só vez e mexe-se rapidamente ao mesmo tempo que se incorpora pouco a pouco o leite, batendo o creme com força para não encaroçar. Tempera-se de sal e pimenta, adiciona-se uma colher de sobremesa de mostarda e o sumo de um limão.
Nota: se quisermos um molho mais liquido, ou seja, molho e não creme, altera-se a quantidade de leite para 6 dl em vez dos 4 utilizados no creme, e procede-se da mesma forma.
Sem comentários:
Enviar um comentário