domingo, 7 de agosto de 2016

Semi frio de limão

Os limões do meu limoeiro estão a cair. Os dias fazem lembrar uma paisagem alentejana onde se vê as ondas de calor imanadas pelo solo árido, já ressequido e sequioso, talvez por isso os limões teimem em pintalgar de amarelo o chão em torno do limoeiro. A fruteira enche-se de amarelo esverdeado e, para que estes frutos não sejam invadidos por pequenas criaturas que os tornarão embolorados, há que os usar o mais rapidamente possível.  


Ingredientes: 200 mL de natas; 250 g de queijo ricota; 2 ovos; 150 g de açucar, palitos champanhe; 2 limões (sumo e raspa); uma saqueta de gelatina de limão



Coloca-se o açúcar no copo da yammi e programa-se 8 seg. vel. 10, adiciona-se as duas gemas e bate-se 50 seg. vel. 4. Incorpora-se o queijo e bate-se 30 seg. vel. 4. Adiciona-se o conteudo da saqueta ao sumo de limão que se aqueceu no microondas, e depois de bem dissolvida adiciona-se ao preparado anterior, lentamente, pelo bocal da yammi na velocidade 2 durante 50 seg. 
Bate-se as natas a adiciona-se a raspa de limão, e adiciona-se o preparado anterior, a este adicionam-se as claras batidas em castelo.
Numa forma de aro removível, forra-se o fundo com os palitos de champanhe a adiciona-se o creme. Vai ao frigorífico até prender.

Bom apetite.

domingo, 1 de maio de 2016

Creme de cogumelos e castanhas


Experimentando coisas novas...


A Mafalda há muito que pedia que lhe fizesse creme de cogumelos, um dos alimentos mal amados de pai e filhos. Como estamos em época de experimentar alimentos ditos saudáveis, porque não?

Colocar no copo de Yammi uma cebola, uma cenoura e um dente de alho, picar na velocidade 5 8 seg. Acrescentar um alho francês cortado em rodelas grossas, cerca de 250 g de castanhas e 500 g de cogumelos (utilizei cogumelos brancos), 2 batatas. Acrescentar água e cozer 20 min na velocidade 1. Quando estiver cozido triturar começando na velocidade 3 e ir aumentando até à 7 durante 1. min. Temperar com sal e pimenta.

domingo, 24 de abril de 2016

Postas de Pescada com mostarda e couscous de legumes

Hoje foi peixe, cá em casa. Os medalhões de pescada que ficaram a descongelar de ontem e o recém descoberto couscous.

Postas de pescada com mostarda

Ingredientes: uma embalagem de medalhões de pescada (6 medalhões); 1 cebola; 1 dente de alho; 1 embalagem de natas; 1 cubo de caldo de marisco; vinho branco qb; pimenta; sal; oregãos; sumo de 1  limão.

Temperar as postas de pescada com pimenta, sal, oregãos e o sumo de limão. Deixar tomar gosto por cerca de 30 min.
Cortar a cebola em meias luas e picar o alho, refogar num pouco de azeite até ficar transparente, adicionar o cubo de caldo e o vinho e deixar apurar. Deitar este preparado por cima das postas de pescada temperadas e levar ao forno até cozinharem.
Juntar às natas a mostarda, cerca de uma colher de sopa, a pimenta e os oregãos. Cobrir as postas de pescada com este preparado e cobrir com sementes de sésamo. Colocar no forno até adquirir um tom douradinho.  E está pronto a servir.

Couscous de legumes

Preparar o couscous segundo as instruções da embalagem. Numa figideira refogar meia cebola com um dente de alho, uma lata de cogumelos laminados (pequena), quando a cebola estiver translúcida, adicionar metade de uma embalagem de mistura de legumes chinesa e deixar refogar mais um pouco. Adicionar o couscous já preparado e misturar.

quinta-feira, 31 de março de 2016

Scones de aveia e iogurte


Alterando a receita de scones que normalmente faço.

Ingredientes:  400 g de farinha de trigo; 150 g de farinha de aveia; 1 iogurte natural; 80 g de açúcar amarelo; 1 c. de sopa de mel; 1 ch. de chá de bebida de soja; 1 ovo; 50 g de flocos de aveia; raspa de 1 limão.


Colocam-se todos os ingredientes no copo da yammi pela ordem indicada, programa-se 50 s na velocidade 4. Colocam-se colheradas de massa num tabuleiro forrado com papel vegetal e vai ao forno a 180º até cozer.

Nota: pode colocar por cima flocos de aveia antes de ir ao forno.

Tofu com crocante de sementes e arroz de grão



Desde o inicio da dieta da Mafalda, que muitas coisas mudaram, e até o pai já adere a comidas vegetarianas, como esta, adaptada da "Magazine - Continente de Abril de 2016"

Arroz de grão

Ingredientes: azeite (qb); 1 cebola; 2 dentes de alho; 1c. Chá de oregãos; sal (qb); 2 c. de chá de colorau; 1 c. de chá de paprica; salsa picada qb; 1 medida de aroz agulha; 1 cubo de caldo knorr de arroz; 1 lata pequena de grão de bico; 1/2 couve branca cortada em juliana.


Numa panela aqueça o azeite junte a cebola e os dentes de alho, tudo picado. Cozinhe até a cebola estar transparente; Adicione todos os temperos e o arroz e deixe fritar um pouco. Adicione a água (o dobro da medida do arroz) e o caldo knorr bem como a couve. Deixe cozinhar até o caldo começar a evaporar adicione o grão e deixe cozinhar até o arroz ficar pronto.  Pode srvir decorado com casca de limão como sugerido na revista.

Tofu Crocante de sementes

Ingredintes: 800 g de tofu; 1 ovo; sal (qb); pimenta; molho de soja; 1 c. sopa oregãos; 3 c. sopa de pão ralado; 2 c. sopa sementes de sésamo.

Retire o máximo de água do tofu, colocando-o entre dois guardanapos e corte em fatias. Tempere o tofu, de preferência de um dia para o outro, com pimenta, sal; limão e 1 c. de sopa de molho de soja ou molho inglês. Bata o ovo com um pouco de sal e pimenta, noutro recipiente coloque o pão ralado, as sementes de sésamo e os oregãos. Com cuidado envolva cada fatia no ovo e depois na mistura de pão ralado. Frite o tofu de ambos os lados até ficar dourado e estaladiço. 

Sirva com o arroz.



quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Bolinhos de arroz e queijo

Quando o Francisco Maria faz arroz é quase para um regimento. Então este rende, e rende, e rende...
Dá para um cem número de refeições que eu possa imaginar, e eu sou inventiva. Depois de três ou quatro refeições com o dito cujo arroz, ainda havia arroz no fundo da panela, e cá em casa tudo se recicla, decidi fazer estes bolos de arroz algo entre a receita original da minha mãe, que me faz sempre lembrar a minha infância, e algo que me lembro de ver na minha colecção de revista culinárias.

Cá vai, sem ingredientes porque os fui juntando ao arroz à medida que me fui lembrando...

A cerca de 300 g de arroz adicionar uma cebola picada e um ramo generoso de salsa, também picado, dois ovos, sal, pimenta, cravinho em pó e noz moscada ralada. Misturar bem e ir adicionando farinha até que possamos moldar pequenas bolinhas para fritar. Como inicialmente adicionei farinha a mais tive que tornar a massa moldável adicionando um pouco de leite. 
Fazer bolinhas e colocar no meio de cada uma um quadradinho de queijo mozarrela e de fiambre, envolve-los bem com a mistura de arroz.
Passar as bolinhas por farinha de milho e fritá-las em óleo abundante.

Servir com uma boa salada:

folhas de alface, beterraba cortada em rodelas finas; tomates cheri; pepino cortado em rodelas finas; kiwi cortado em quartos, crotons e queijo cheedar, misturar bem a mistura e temperar a gosto.