sábado, 26 de julho de 2014

Tendo sobrado umas postas de pescada cozida, decidi aproveitar e reinventar uma receita 
que descobri na revista do Pingo Doce, mais uma ou duas postas de pescada e aqui vai.


Empadão de peixe da Tia Nelinha


Cozer as postas de pescada em água temperada com sal,pimenta, alho e louro. Cozer batatas, temperadas com sal,para o puré.
Depois das batatas cozidas fazer o puré: passar as batatas pelo passe -vite, adicionar uma colher de margarina, o leite suficiente para o puré ficar na consistência desejada (leite quente), adicionar uma gema de ovo e as claras batidas em castelo.
Depois de cozida a pescada, desfazê-la em lascas e adicionar ao puré bem como 200 mL de molho bechamel. 
Transferir para um recipiente que possa ir ao forno, cobrir com mais molho bechamel, queijo ralado e sementes de sésamo, ir ao forno a gratinar. 

domingo, 20 de julho de 2014


A Marta, a minha filha mais nova, farta de estar em casa sem fazer nada, decidiu procurar, nos meus inúmeros livros de receitas, uma receita de biscoitos. Num pequeno livro que comprei no Lidl : "Para acompanhar o café", encontrou uma receita que, segundo ela, são os biscoitos mais deliciosos que já comeu, cá vai:

Ferraduras de amêndoa

Misture o açúcar ( 125 g ) com um pitada de essência de baunilha, e mexa tudo numa tigela juntamente com 3 gemas de ovo e 125 g de manteiga. Misture  a farinha (200 g) com o fermento em pó e peneire por cima da mistura anterior. Adicione 125 g de farinha de amêndoa e amasse tudo até obter uma mistura homogénea. Trabalhe a massa na superfície de trabalho coberta com farinha e forme pequenos rolos ( cerca de 6 cm) da espessura de um lápis a partir da massa. Afie as pontas, achate - os ligeiramente e dê-lhes a forma de uma ferradura. Coloque num tabuleiro bem untado e pincele-os com uma clara de ovo batida, sobre eles coloque amêndoas laminadas. Coza-as cerca de 10 min.; retire-as do forno e de pois de frias embeba as pontas das ferraduras com chocolate derretido. Deixe arrefecer.

Quando limpo a dispensa encontro sempre algo esquecido bem no fundo do armário, hoje encontrei: preparado para pão de ló da Branca de Neve, uns ovos de chocolate da Páscoa e ainda um resto de coco ralado, mais um pacote de natas deu :

O bolo da Mafalda

Seguir a receita do preparado para pão de ló, com a diferença de, apenas colocar as gemas, e no fim de tudo batido, adicionar as claras batidas em castelo. Untar um tabuleiro rectangular com manteiga e farinha e nele colocar  creme. Levar ao forno a cerca de 180ºC. 
Enquanto coze a massa fazer o recheio: colocar o chocolate partido numa taça, adicionar um pacote de natas (200 mL) e levar ao microondas a derreter, retirar do microondas e bater bem com a colher de pau até ficar brilhante, adicionar cerca de 50 g de coco, e bater de novo. 
Verificar se o bolo está cozido com a ajuda de um palito. Desenformá-lo sobre um pano de cozinha polvilhado com açúcar e barrá-lo com o recheio.Enrolar o bolo como uma torta,  sobre ela colocar mais um pouco de recheio de chocolate e polvilhar com coco.

Ficou uma delícia, e foi o primeiro bolo que a minha filha Mafalda fez sozinha. Parabéns, linda!

Quanto ao recheio que restou, vou juntar a umas claras que tenho no frigorífico, e fazer uma variação de bolo de prata. Depois digo como ficou.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Em modo de dieta cá em casa:

Bolo chocolate integral

Ingredientes: 1 chávena de farnha integral; 1/2 chav de farelo de aveia; 1/2 chav.de linhaça reduzida a farinha; 1 e 1/2 de farinha; 4 ovos; 2/4 de chav. de óleo; 2/4 de chav. de água tépida; 2 chav. de açúcar amarelo; 1/2 de cacau; 1 colher de chá de canela; 1/2 tabelete de chocolate de leite.


colocam-se todos os ingredientes secos numa taça,misturando-se bem; faz-se um buraco no centro onde se colocam os restantes ingredientes, bem como a tabelete de chocolate derretida em 1/2 chav. de leite. Bate-se bem todos os ingredientes. Coloca-se numa forma bem untada e por cima da massa distribui-se uma mistura de sementes de papoila, abóbora e amêndoa. Leva-se a cozer no forno, está cozido quando ao espetar um palito este vem seco.



Ficou uma delícia, garanto.
Cheesecake de queijo fresco e iogurte

Ingredientes:1 pacote de bolacha maria integral; manteiga sem sal q.b; 3 iogurtes naturais; 2 queijos frescos de 250 g; 1 lata de leite condensado; 6 folhas de gelatina; compota de morango

Base: reduzir a bolacha a farinha e misturar com a manteiga à temperatura ambiente por forma a obter uma pasta. colocar esta pasta na base de uma forma com aro removível. colocar no frigorífico

Creme: bater os iogurtes com o leite condensado e os queijos frescos,com a ajuda de uma varinha mágica.Adicionar a gelatina depois de demolhada em água fria, escorrida e dissolvida num pouco de água quente. Colocar o creme sobre a base e levar de novo ao frigorífico até solidificar. Barra a superfície do doce com compota de morango.