domingo, 9 de novembro de 2014

Paté de Delícias do mar na Yammi

Num destes dias descobri no Aldi um paté de delícias do mar que fez as delícias cá de casa. Com a Yammi claro que decidi que este poderia ser facilmente reproduzido. Não deixo proporções porque faço tudo "a olho" como se costuma dizer.


Colocar as delícias do mar no copo da Yammi e picá-las 6seg./vel.6 , retirar do copo e reservar. colocar dois ovos cozidos no copo e picar 2seg./vel. 5, adicionar as delicias do mar. Adicionar a maionese por forma a ligar os ingredientes e eu temperei com uma mistura de saladas que também comprei no Aldi, mexer na vel 4/5 seg.

O resultado, claro sendo a "fotografadeira" a Martinha, desta vez ajudada pela Mafalda


Ameijoas à Bulhão Pato na Yammi

Há muito que tinha um sonho, ter um robot de cozinha, finalmente entre uma promoção do continente e um marido atento, ganhei uma Yammi, e descobri como tudo se torna mais fácil e mais rápido, e como de repente começamos a tentar realizar receitas que nunca nos atrevemos a fazer.
Hoje experimentei, ameijoas à Bulhão Pato, claro que roubei a receita ao "Mundo das Receitas da Bimby" mas vos garanto que ficou igualzinho e delicioso.


Colocar 6 dentes de alho no copo e picar 5 seg./vel . 6. Adicionar 2 colheres de sopa de azeite, uma folha de louro e refogar 5 min/vel.1/temp. ST. Quanto terminar adicionar 120 g de vinho branco, colocar cerca de 800g de ameijoas congeladas no cesto a ajustar o cesto ao copo. Cozer 10 min./vel.1/temp. ST, ao fim de 10 min retirar o cesto e agitar o cesto para mexer as ameijoas e fazer com que cozam por igual. Voltar a colocar o cesto no copo e voltar a cozer por mais 10 min./vel. 1/temp. ST. 
No final da cozedura, passar as ameijoas para um recipiente colocar o molho que ficou no copo por cima destas e polvilhar com coentros picados.


E aqui fica a fotografia tirada pela Martinha



terça-feira, 9 de setembro de 2014

Red Fish estufado com delícias do mar

É sempre difícil encontrar receitas de peixe. Esta encontrei na Teleculinária nº 1791 de 2013.

Estava óptima.

600g de red fish, 300g de delícias do mar; 5 batatas grandes; 1 lata de tomate em cubo (usei tomate congelado da horta dos papás); uma cebola; 2 dentes de alho; 1 dl de azeite;1 dl de vinho branco; uma colher de sopa de pimentão; 1 cubo de caldo de marisco; 1 ramo de coentros; tempero espiga alho e louro; sal qb

Cortar a cebola em meias luas e laminar o alho. Refogar no azeite.Juntar o tomate, a massa de pimentão; o vinho ; o tempero espiga e o cubo de caldo, tapar e deixar cozinharalguns minutos.
Juntar o peixe, temperar com sal e pimenta, deixar cozinhar até o peixe ficar macio. quase no final da cozedura, adicionar as delícias do mar cortadas em pedaços.
Descascar as batatas e cortar em rodelas grossas. Cozer em água com sal.Adicionar ao peixe e servir polvilhado com coentros.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Frango assado no forno 

Quis fazer um frango assado no forno que me fizesse lembrar o frango da minha avó Isabel. Se fechar os olhos revejo-me na cozinha da minha avó, uma cozinha modesta de agricultor, de uma aldeia da beira interior. Uma chaminé grande, que ocupava quase toda a cozinha, debaixo da qual se colocava o fogão a lenha onde se produzia a magia da minha avó. 
A avó Isabel foi uma cozinheira de mão cheia, de casamentos e baptizados, cujos banquetes se faziam na casa da noiva, para uma centena de convidados espalhados no pátio  recoberto de mato que o pai da noiva tinha ido roçar no pinhal mais próximo, ainda o sol não tinha  raiado. 
Nos fins -de -semana em que a visitávamos a cozinha enchia -se com uma mistura de  cheiro a frango assado e a lenha a queimada , que a avó fazia de uma forma descuidada, rápida, e colocava naquele forno de lenha. Se fechar um pouco mais os olhos, sinto na boca a pele estaladiça e o desfazer das batatas assadas que o acompanhavam. Sei que não voltarei a saborear tal manjar, por mais que tente. 
A cozinha é uma combinação de fatores, e não depende apenas do cumprir de uma receita que alguém escrevinhou num pedaço de papel. A magia das mãos da  avó Isabel já não se pode repetir, apenas recordar nos cheiros e sabores guardados em mim.
Claro, não reproduzi o frango das minhas delícias, utilizei alguns dos ingredientes de que me recordo, ficou próximo mas....

E assim lembrei a avó Isabel, um beijinho grande para ti avó.

1 frango do campo
batatas
vinho branco
colorau (pimentão doce)
mistura para aves 
caldo Knorr de galinha
sal
alecrim fresco
dentes de alho
azeite
limão

fiz uma pasta com 5 dentes de alho, metade de um caldo Knorr, sal e a mistura de pimentas para aves, o colorau e azeite (esmaguei tudo num almofariz). Coloquei um limão, picado com um garfo, dentro do frango e um ramo de alecrim. Barrei muito bem todo o frango com a pasta formada. Em torno do frango coloquei batatas descascadas, sobre as quais coloquei dentes de alhos picados, colorau, alecrim picado e azeite, finalmente reguei tudo com vinho branco e levei ao forno a assar, claro que sem forno de lenha tudo muda de figura.

sábado, 26 de julho de 2014

Tendo sobrado umas postas de pescada cozida, decidi aproveitar e reinventar uma receita 
que descobri na revista do Pingo Doce, mais uma ou duas postas de pescada e aqui vai.


Empadão de peixe da Tia Nelinha


Cozer as postas de pescada em água temperada com sal,pimenta, alho e louro. Cozer batatas, temperadas com sal,para o puré.
Depois das batatas cozidas fazer o puré: passar as batatas pelo passe -vite, adicionar uma colher de margarina, o leite suficiente para o puré ficar na consistência desejada (leite quente), adicionar uma gema de ovo e as claras batidas em castelo.
Depois de cozida a pescada, desfazê-la em lascas e adicionar ao puré bem como 200 mL de molho bechamel. 
Transferir para um recipiente que possa ir ao forno, cobrir com mais molho bechamel, queijo ralado e sementes de sésamo, ir ao forno a gratinar. 

domingo, 20 de julho de 2014


A Marta, a minha filha mais nova, farta de estar em casa sem fazer nada, decidiu procurar, nos meus inúmeros livros de receitas, uma receita de biscoitos. Num pequeno livro que comprei no Lidl : "Para acompanhar o café", encontrou uma receita que, segundo ela, são os biscoitos mais deliciosos que já comeu, cá vai:

Ferraduras de amêndoa

Misture o açúcar ( 125 g ) com um pitada de essência de baunilha, e mexa tudo numa tigela juntamente com 3 gemas de ovo e 125 g de manteiga. Misture  a farinha (200 g) com o fermento em pó e peneire por cima da mistura anterior. Adicione 125 g de farinha de amêndoa e amasse tudo até obter uma mistura homogénea. Trabalhe a massa na superfície de trabalho coberta com farinha e forme pequenos rolos ( cerca de 6 cm) da espessura de um lápis a partir da massa. Afie as pontas, achate - os ligeiramente e dê-lhes a forma de uma ferradura. Coloque num tabuleiro bem untado e pincele-os com uma clara de ovo batida, sobre eles coloque amêndoas laminadas. Coza-as cerca de 10 min.; retire-as do forno e de pois de frias embeba as pontas das ferraduras com chocolate derretido. Deixe arrefecer.

Quando limpo a dispensa encontro sempre algo esquecido bem no fundo do armário, hoje encontrei: preparado para pão de ló da Branca de Neve, uns ovos de chocolate da Páscoa e ainda um resto de coco ralado, mais um pacote de natas deu :

O bolo da Mafalda

Seguir a receita do preparado para pão de ló, com a diferença de, apenas colocar as gemas, e no fim de tudo batido, adicionar as claras batidas em castelo. Untar um tabuleiro rectangular com manteiga e farinha e nele colocar  creme. Levar ao forno a cerca de 180ºC. 
Enquanto coze a massa fazer o recheio: colocar o chocolate partido numa taça, adicionar um pacote de natas (200 mL) e levar ao microondas a derreter, retirar do microondas e bater bem com a colher de pau até ficar brilhante, adicionar cerca de 50 g de coco, e bater de novo. 
Verificar se o bolo está cozido com a ajuda de um palito. Desenformá-lo sobre um pano de cozinha polvilhado com açúcar e barrá-lo com o recheio.Enrolar o bolo como uma torta,  sobre ela colocar mais um pouco de recheio de chocolate e polvilhar com coco.

Ficou uma delícia, e foi o primeiro bolo que a minha filha Mafalda fez sozinha. Parabéns, linda!

Quanto ao recheio que restou, vou juntar a umas claras que tenho no frigorífico, e fazer uma variação de bolo de prata. Depois digo como ficou.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Em modo de dieta cá em casa:

Bolo chocolate integral

Ingredientes: 1 chávena de farnha integral; 1/2 chav de farelo de aveia; 1/2 chav.de linhaça reduzida a farinha; 1 e 1/2 de farinha; 4 ovos; 2/4 de chav. de óleo; 2/4 de chav. de água tépida; 2 chav. de açúcar amarelo; 1/2 de cacau; 1 colher de chá de canela; 1/2 tabelete de chocolate de leite.


colocam-se todos os ingredientes secos numa taça,misturando-se bem; faz-se um buraco no centro onde se colocam os restantes ingredientes, bem como a tabelete de chocolate derretida em 1/2 chav. de leite. Bate-se bem todos os ingredientes. Coloca-se numa forma bem untada e por cima da massa distribui-se uma mistura de sementes de papoila, abóbora e amêndoa. Leva-se a cozer no forno, está cozido quando ao espetar um palito este vem seco.



Ficou uma delícia, garanto.
Cheesecake de queijo fresco e iogurte

Ingredientes:1 pacote de bolacha maria integral; manteiga sem sal q.b; 3 iogurtes naturais; 2 queijos frescos de 250 g; 1 lata de leite condensado; 6 folhas de gelatina; compota de morango

Base: reduzir a bolacha a farinha e misturar com a manteiga à temperatura ambiente por forma a obter uma pasta. colocar esta pasta na base de uma forma com aro removível. colocar no frigorífico

Creme: bater os iogurtes com o leite condensado e os queijos frescos,com a ajuda de uma varinha mágica.Adicionar a gelatina depois de demolhada em água fria, escorrida e dissolvida num pouco de água quente. Colocar o creme sobre a base e levar de novo ao frigorífico até solidificar. Barra a superfície do doce com compota de morango.

domingo, 22 de junho de 2014

Scones

Esta receita foi retirada do site oficial da Vaqueiro:

Ingredientes:

500 g de farinha
5 cc sopa de açúcar
40 g de vaqueiro
1 chávena de chá de leite
1 ovo

Colocam- se numa taça todos os ingredientes sólidos, fazendo uma cova no meio onde se colocam os restantes ingredientes, misturam-se até fazer uma massa leve que se possa moldar. Fazem -se pequenas bolas com a massa e levam-se ao forno a 180ºC por 15 a 20 min.

O segredo está em não amassar muito os ingredientes para que os scones fiquem fofos.