domingo, 6 de setembro de 2015

Salada de massa com queijo chedar


Esta foi uma versão diferente dos vários tipos de massa de aproveitamento de salmão que fazemos cá em casa. Acho que ficou aprovada.

Cozer a massa conforme as indicações da embalagem, pode ser qualquer tipo de massa curta. Cortar o salmão em lascas (utilizei resto de salmão grelhado que tinha no frigorífico), adicionei uma lata de atum e delícias do mar cortadas em pequenas fatias. Cortar tomates cheri ao meio e azeitonas, descaroçadas, às rodelas. Adicionar a mistura anterior à massa cozida e adicinar cenoura ralada e uma lata de milho de conserva. Esfarelar queijo chedar (utilizei a marca de queijo chedar para saladas do Lidl) Misturar e  BOM APETITE.



Tarte de ricota integral

Pediram-me para fazer cannoli, mas o recheio correu mal, e não ficou suficientemente espesso para poder rechear os ditos, pelo que tive que improvisar para os poder usar e voilá...

Ingredientes:

Massa:

250 g de farinha de trigo com fermento
50 g de farinha de trigo integral
100 g de margarina
1 gema
1 cálice de vinho do Porto
1 c. de chá de canela
1 c. sopa de açúcar amarelo

Colocar todos os ingredientes no copo da Yammi, pela ordem descrita, e programar 45 segundos na velocidade 4 . Retirar do copo e amassar um pouco com as mãos. Deixar a massa descansar no frigorífico. (adaptado do livro de receitas da Yammi)

Recheio: 

1 embalagem de ricota
1/2 embalagem de Queijo batido do continente
raspa de limão 3 c. de açúcar amarelo

Colocar todos os ingredientes no copo na Yammi e programar 1 min. na velocidade 3. 

Estender a massa com o rolo, e com ela forrar uma forma de fundo amovível, Rechear com o recheio de ricota e levar ao forno.

Polvilhar com açúcar em pó e canela. 

Feijoada de tiras de pota na Yammi

Hoje experimentei fazer feijoada de pota na Yammi...

Ingredientes:

embalagem de tiras de pota
1 cebola
1 tomate
1 cenoura
2 dentes de alho
1 pimento
1/2 chouriço
1/2 morcela
bacon
azeite
vinho branco
2 embalagens de feijão manteiga de conserva

colocar a cenoura, os alhos e a cebola no copo da Yammi picar na velocidade 8, 5 segundos, adicionar o chouriço cortado às rodelas e o bacon em cubos bem como  azeite qb, e refogar 5 min., velocidade 1 na temperatura ST. Cortar o tomate e o pimento em cubos,  e adicionar à mistura, refogar 5 min., velocidade 1 a 100 ºC. Adicionar o vinho qb e as tiras de pota cortadas em cubos e programar 15 min. na velocidade 1 a 100 ºC. Temperar com sal, pimenta, colorau, cravinho e adicionar um caldo de marisco Knorr, adicionar um pouco de água e programar 15 min. na velcidade 2 a 100 ºC. Transferir tudo para um tacho, adicionar um pouco mais de água, se necessário, quando a mistura ferver adicionar o feijão e a morcela cortada às rodelas e deixar apurar mais uns cinco minutos.

domingo, 28 de junho de 2015

Peixe gratinado


Nos tempos que correm nada se pode deitar para o lixo. A palavra de ordem é sempre ... RECICLAR. Guardei um resto de peixe grelhado e as sobras de peixe cozido de um jantar, juntei-as todas e adaptei uma receita que encontrei na revista "Cozinha Económica - nº 55" da Teleculinária Especial e resultou um ótimo aproveitamento para as nossas sobras de peixe. Claro que as quantidades dos ingredientes não sei, foi tudo a "olho" pensado nas cinco pessoas que existem cá em casa.


Cozer as batatas em rodelas grossas juntamente com os ovos. Enquanto cozem lascar o peixe e retirar todas as espinhas. 
Num tacho colocar cebolas cortadas em meias luas e os alhos picadinhos, juntar uma folha de louro, refogar até a cebola estar macia. Adicionar o peixe e as delicias do mar cortadas em rodelas, ratificar os temperos e adicionar um pouco de pimenta moída na altura bem como coentros picadinhos e regar com um pouco de sumo de limão. Adicionar a esta mistura um ovo cozido picadinho. 
Num tabuleiro que possa ir ao forno, colocar as batatas no fundo a mistura de peixe e os ovos às rodelas por cima dela. Cobrir a mistura com molho bechamel e colocar por cima pão ralado e sementes de sésamo levar ao forno para gratinar. Servir com uma boa salada de alface.


Creme bechamel

Para o creme  bechamel utilizo a receita que encontrei no livro "O pequeno tesouro das cozinheiras":

Ingredientes: 4 dl de leite morno; 3 c(sopa) cheias de farinha, 1c(sopoa) de margarina sal e pimenta a gosto


Põe-se a margarina a derreter ao lume num tacho, deita-se- lhe a farinha toda de uma só vez e mexe-se rapidamente ao mesmo tempo que se incorpora pouco a pouco o leite, batendo o creme com força para não encaroçar. Tempera-se de sal e pimenta, adiciona-se uma colher de sobremesa de mostarda e o sumo de um limão.

Nota: se quisermos um molho mais liquido, ou seja, molho e não creme, altera-se a quantidade de leite para 6 dl em vez dos 4 utilizados no creme, e procede-se da mesma forma.


domingo, 21 de junho de 2015

Sobremesa de queijo e chocolate

Hoje é aquele dia do ano em que o meu irmão me vem visitar e, em sua honra e, claro da minha cunhada e dos meus sobrinhos, uma sobremesa que encontrei na Teleculinária nº 1791 com algumas, pequenas, alterações.

Ingredientes: 

250 g de queijo mascarpone; 250g de fromage fráche (Intermarché); 125 g de chocolate para culinária; duas colheres de açúcar amarelo; cereais de arroz tufado de chocolate; 200 ml de natas.

Bater as natas para chantily, adicionar os queijos, o açúcar e a raspa de um limão, bater até obter um creme homogéneo. Dividir o creme de queijo em dois e a uma das metades adicionar o chocolate derretido no micro - ondas com um pouco de leite. 
Em taças de sobremesa alternar camadas de creme branco, cereais e creme de chocolate. Decorar com uma cereja sem caroço e mais um pouco de cereais. Levar ao frigorífico e servir bem fresco.

Foi a cereja no topo do bolo.


sábado, 13 de junho de 2015

Gratinado de atum e legumes


A Mafaldinha diz que está em dieta, o gratinado de atum tinha de ter legumes, claro. Tive que alterar a receita tradicional cá de casa e introduzir legumes.
A fotografia foi um trabalho de equipa:

Empratamento: Mafalda 

Fotografia: Marta

A receita:

Fazer o molho bechamel: colocar 1 colher de sopa de manteiga num tacho ao lume, quando estiver derretida adicionar, for do lume, de uma só vez, três colheres de sopa de farinha e adicionar lentamente 6 mL de leite, voltar ao lume até engrossar, mexendo sempre. Já fora do lume adicionar sumo de meio limão, polpa de tomate qb, sal e pimenta.

Refogado de legumes: picar uma cebola e dois dentes de alho, adicionar um pouco de óleo e refogar, adicionar uma cenoura, grande ralada, metade de uma courgete também ralada e 1/4 de couve branca cortada em tiras finas, deixar refogar até os legumes cozerem.

Cozer a massa, uma massa curta, eu aproveitei uns restos  que tinha em casa.

Depois da massa cozida e escorrida, juntar o molho bechamel, o refogado de legumes e 4 latas de atum. colocar num tabuleiro que possa ir ao forno e cobrir com uma boa camada de queijo mozarella. Ir ao forno a gratinar.

Servir com uma salada de alface, tomates cheri, maçã e sementes de papoila. Temperar com sumo de limão, vinagre balsâmico e azeite.

Bom apetite, cá em casa, de zero a cinco foi atibuida classificação de 4,5.

Strogonoff de frango

Esta é uma adaptação de uma receita de faço há muito, hoje decidi incorporar uns quantos elementos novos.

Ingredientes

preparado de frango para strogonoff (lidl)

1 cebola grande
2 dentes de alho
molho inglês qb
polpa de tomate qb
1 pacote de natas de soja para culinária
vinho branco qb
mistura de ervas 
pimenta
sal

Cortar a cebola em rodelas finas e picar o alho, juntar o frango e deixar corar. Adicionar a polap de tomate e o molho inglês, o sal a pimenta, uma folha de louro, dois cravinhos e a mistura de ervas a gosto, deixar apurar um pouco e adicionar o vinho. Deixar apurar em lume bando, sem que o frango coza demais e se desfaça. Por fim adicionar as natas e deixar ferver mais dois a três minutos até o molho engrossar um pouco. Eu servi com puré de batata, o preferido da minha filha mais nova.

sábado, 17 de janeiro de 2015

Bolo de chocolate

Procurava um bolo que fazíamos muita vez em casa dos meus pais, mas não encontrei a receita e decidi baralhar umas quantas receitas que encontrei na minha biblioteca de revistas.

Ingredientes:

6 ovos
200 g de açúcar amarelo
150 g de chocolate para culinária
50 g de manteiga
1 colher (café) de café solúvel
leite qb
150 g de farinha
100 g de maisena
2 dl de natas



Bater o açúcar com as gemas até formar um creme esbranquiçado. adicionar as natas. Derreter o chocolate com a margarina e cerca de 70 a 100 ml de leite e uma colher de café de café solúvel. Adicionar à mistura anterior e continuar a bater. Adicionar a mistura de farinhas. Bater as claras em castelo e adicionar envolvendo, sem bater.
Colocar numa forma untada e levar ao forno a 180ºC.
Após a cozedura parti o bolo ao meio e recheei com creme de ovos Delux (Lidl). Para cobrir o bolo fiz um molho com 100 g de chocolate para culinária, 70 ml de leite, e derreti no microondas. Cobri o bolo com esta cobertura e enfeitei com nozes.

Acho que ficou melhor do que a receita que procurava.

Bacalhau à Gomes de Sá

Hoje decidi experimentar uma pequena variação no Bacalhau à Gomes de Sá que a minha mãe faz e, claro, que faz melhor que ninguém.


Cozer as batatas cortadas em quartos, juntamente com os ovos. Num outro tacho cozer o bacalhau.
Cortar as cebolas em meias luas e refogá-las em bastante azeite, juntamente com uma folha de louro e dois ou três dentes de alho. Quando estas estiverem translúcidas, adicionar os bacalhau lascado e misturar sem desmanchar muito as lascas de bacalhau.
Num tabuleiro que possa ir ao forno, colocar primeiro uma camada de bacalhau e cebolada, as batatas e um ovo cortadinho. Ir alternado o bacalhau, as batatas e o ovo. Deixar um ovo para enfeitar.
Levar ao forno no 15 min. (Caso ache que a mistura não tem suficiente azeite, ir regando com um pouco de azeite entre as camadas)
Na Yammi picar broa de milho salsa e alho em pó (10 s - vel. 6)
Colocar a mistura por cima do bacalhau e regar com um pouco de azeite, voltar ao forno até a broa estar tostadinha.

Bom apetite.